Coren-TO identifica graves irregularidades em UTIs da rede estatual de saúde do Tocantins

Nos últimos meses, profissionais de Enfermagem têm denunciado com frequência a empresa terceirizada NEOVIDANS

04.06.2024

Em função de frequentes denúncias, o Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren-TO) tem intensificado as ações de fiscalização nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da rede estadual de Saúde do Tocantins. Nos últimos meses, os fiscais constaram diversas irregularidades nos serviços oferecidos pela empresa terceirizada NEOVIDANS ao Hospital Geral de Palmas (HGP) e ao Hospital e Maternidade Dona Regina.

As inspeções dos fiscais do Coren-TO apontaram déficit de profissionais de Enfermagem, o que compromete a qualidade da assistência prestada e a segurança dos usuários, resultando em sobrecarga de trabalho nos setores de UTIs, com técnicos atendendo mais pacientes do que o permitido por lei. O departamento de fiscalização também se deparou com atrasos na reposição de insumos (seringas, luvas e toucas) e com relatos de assédio moral contra os trabalhadores. As condições de repouso foram classificadas como inadequadas e a alta rotatividade nas UTIs chamou a atenção negativamente. Além disso, a remuneração paga aos profissionais contratados pela empresa está abaixo do piso nacional da categoria.

A pedido Coren-TO, o Ministério Público Estadual (MPE-TO) realizou no início do mês de maio uma audiência com representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins (SES-TO) para tratar de irregularidades apontadas pelo departamento de fiscalização do Conselho na prestação de serviços nas UTIs. Na ocasião, a SES se comprometeu a cobrar das empresas que corrigissem os problemas, no entanto, o que se observa é que não houve melhoria desde então.

Uma nova audiência administrativa foi agendada pelo MPE-TO para o dia 18 de junho com o intuito de verificar se houve avanços nas providências por parte da SES e da empresa terceirizada pelo Governo do Tocantins. Segundo o departamento de fiscalização do Coren-TO, o trabalho de inspeção e cobrança por melhorias continuará sendo feito até que se garantam melhores condições de atendimento aos pacientes e de trabalho aos profissionais de Enfermagem.

Fonte: Ascom/Coren-TO

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Tocantins

Quadra 601 Sul, Conj 01, Lote 12, Sala térreo - Avenida Teotônio Segurado, Palmas/Tocantins, 77016-330

(63) 3214-5505

secretaria@corentocantins.org.br


Horário de atendimento ao público

segunda à sexta-feira, de 8:00 às 18:00

Loading...